No dia 12 de outubro, em um movimento discreto, o Governo do Estado de Pernambuco publicou uma edição extra do Diário Oficial, marcando o início de um importante processo de seleção pública. Desta vez, a iniciativa visa à nomeação de gestores escolares e gestores escolares adjuntos para a rede estadual de educação. Esta seleção contemplará um total de 897 vagas, excluindo as escolas Quilombolas e Indígenas.
As inscrições para este processo seletivo estarão abertas a partir de 20 de outubro de 2023 e se encerrarão em 31 de outubro do mesmo ano. Os candidatos que desejarem participar devem cumprir o requisito mínimo de cinco anos de experiência no magistério em escolas públicas, seja na rede estadual ou municipal de Pernambuco, até a data de inscrição.
O principal objetivo do Governo Estadual ao implementar essa seleção pública é assegurar a democratização e descentralização das políticas públicas de educação, ao mesmo tempo em que fortalece a Educação Básica na região.
A escolha dos gestores será realizada por uma banca examinadora composta por três profissionais da área de educação. Dentre eles, um representante poderá ser vinculado a uma Instituição de Ensino Superior (IES), seja pública, como a Universidade Estadual ou Federal de Pernambuco, ou privada. Além disso, dois representantes serão designados pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, e vale destacar que todos eles podem ser provenientes da própria Secretaria de Educação e Esportes.
A posse dos novos gestores está programada para fevereiro de 2024, consolidando a transição na gestão das escolas estaduais. Esta iniciativa segue um modelo similar ao adotado para a seleção dos gerentes regionais de educação (GRE), que também foram escolhidos por meio de um processo de seleção pública simplificada.
É importante mencionar que a seleção dos gerentes regionais, no entanto, gerou controvérsias, com algumas críticas vindas de professores que alegaram critérios políticos envolvidos na escolha. A discussão sobre a seleção de gestores escolares e seus critérios permanece como um tópico de relevância no cenário educacional de Pernambuco.