A contagem regressiva para o Carnaval 2024 já começou em Pernambuco, e o Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), inicia as festividades neste fim de semana com programações gratuitas em diversas regiões.
Além da fase de contratações de artistas selecionados via edital para o Carnaval, a Fundarpe apoia eventos pré-carnavalescos. Destacam-se o “Águas de Oxalá” no domingo (14), na Rua do Bonfim, em Olinda, e o “Festival O Canto da Sereia” de sexta-feira (12) a domingo (14), na Praia de Jaguaribe, Itamaracá, em homenagem a Lia de Itamaracá pelos seus 80 anos, juntamente com Alceu Valença e Claudionor Germano.
O Canto da Sereia celebra a longevidade e arte de Lia de Itamaracá, ícone da cultura popular brasileira, com música, dança, religiosidade, audiovisual, moda e literatura. Lia expressa sua felicidade ao receber homenagens em vida: “Estou achando tudo uma maravilha. Estou muito feliz, alegre e me sentindo muito amada”.
Em sua 44ª edição, o “Águas de Oxalá”, em Olinda, neste domingo (14), às 14h, tem como tema “Nossa raiz, nossa cor”, reverenciando Oxalá, Senhor do Bonfim na tradição católica, em busca de bênçãos para Olinda e seus visitantes.
O Carnaval 2024 se destaca pela participação de 1,3 mil artistas habilitados, representando quase 80% das 1,5 mil inscrições no Edital de Convocatória do Ciclo Carnavalesco 2024. Carla Pereira, gerente de Produção e Ações Culturais da Fundarpe, celebra a diversidade e amplitude do evento, afirmando: “O Carnaval de Pernambuco não se explica. Se vive!”