O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, expressou satisfação com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que registrou um acréscimo de 0,8% em comparação com o último trimestre de 2023, atingindo a marca de R$ 2,7 trilhões nos primeiros três meses de 2024. O titular da pasta elogiou os esforços do governo do presidente Lula para alcançar esse resultado positivo.
“Um excelente resultado para a economia brasileira, refletindo em maior emprego, comércio ativo e agronegócio fortalecido. É a economia brasileira se recuperando; é o crescimento dos serviços, do agronegócio. A retomada dos investimentos e, principalmente, a geração de empregos e renda. O Brasil está no caminho certo”, destacou Silvio Costa Filho.
O setor de Serviços foi o principal impulsionador da variação positiva, com um aumento de 1,4%, destacando-se especialmente no Comércio (3%), Informação e Comunicação (2,1%) e Outras Atividades de Serviços (1,6%). A Agropecuária registrou um crescimento de 11,3%, enquanto a indústria apresentou uma pequena variação negativa (-0,1%), considerada estável.
“O PIB avançou no primeiro trimestre deste ano, impulsionado pelo maior consumo das famílias e dos serviços. Outra boa notícia é que, de acordo com as previsões do FMI, o Brasil subirá mais uma posição, chegando ao 8º lugar no ranking dos maiores PIBs mundiais. Mais uma prova de que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma postagem em sua rede social X (antigo Twitter).
Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 4 de junho.