O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) fez um pagamento via PIX de R$ 10 mil à Defesa Civil do Rio Grande do Sul como parte de um acordo de conciliação com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Esse acordo ocorreu em meio a um inquérito no STF, no qual Kajuru foi denunciado por caluniar o magistrado.
A transferência do valor foi realizada na tarde de sexta-feira (29), conforme comprovante protocolado no inquérito em tramitação na Corte. Pouco antes, Kajuru esteve na sala de audiência do STF para selar o acordo com a defesa de Gilmar, juntamente com um representante da Procuradoria-Geral da República (PGR) e o juiz Américo Bedê, instrutor no gabinete do ministro Flávio Dino, relator do inquérito.
A PGR denunciou Kajuru em abril de 2023, listando três declarações feitas pelo senador desde 2019 nas quais ele acusou, sem apresentar provas, o ministro Gilmar Mendes de “venda de sentença”. Durante a audiência de conciliação, Kajuru admitiu que suas declarações foram um “erro” e afirmou que não conhecia o ministro na época das acusações.
O acordo de conciliação foi aceito por todas as partes envolvidas, incluindo a PGR e a defesa de Gilmar Mendes, e prevê a extinção da punibilidade do senador após a comprovação do envio do PIX à Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Esse pagamento simbólico representa o encerramento do caso e a decisão final sobre o arquivamento cabe ao relator do inquérito, Flávio Dino.