A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que espera uma retração no Produto Interno Bruto (PIB) no próximo trimestre devido à tragédia no Rio Grande do Sul. No entanto, ela expressou confiança de que a economia se recuperará até o final do ano com os estímulos adotados pelo governo.
Durante sua participação no Abdib Fórum 2024 Infraestrutura, realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) em Brasília, Tebet destacou os esforços do governo para impulsionar a economia. Ela mencionou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentará um pacote de medidas para socorrer a indústria e o setor produtivo do estado até sexta-feira da próxima semana (31).
A ministra enfatizou o compromisso do governo com as contas públicas, reiterando a meta de deficit fiscal zero. Ela ressaltou a importância da infraestrutura para a competitividade da indústria e destacou o programa de Rotas de Integração Nacional como uma forma de interiorizar o país, gerando emprego e renda para promover o crescimento econômico.