A governadora Raquel Lyra participou de uma reunião de monitoramento do programa “Juntos pela Segurança”, onde o Governo de Pernambuco apresentou novos dados sobre a criminalidade na segunda-feira (20). Durante a reunião, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que houve uma “redução significativa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em três semanas consecutivas”.
O programa “Juntos pela Segurança” realiza monitoramentos semanais dos números da segurança pública no Estado. Segundo a SDS, entre 13 e 19 de maio, Pernambuco registrou 52 MVI, o menor número de 2024 até o momento, de acordo com as estatísticas governamentais.
Na semana de 22 a 28 de abril, foram registrados 86 casos de MVI, seguidos por 74 na semana de 29 de abril a 5 de maio, e 68 de 6 a 12 de maio. Este declínio representa uma queda de 39,5% nos crimes desse tipo durante o período, conforme informou o governo. A governadora Raquel Lyra destacou que os resultados positivos nas últimas três semanas são cruciais para melhorar a segurança no Estado.
O número de 52 registros de MVI na última semana consolidou a tendência de redução desses crimes. Nos dias 18 e 19 de maio, foram registrados 21 MVIs, a menor contagem desde o início do ano para um fim de semana. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou que há uma tendência consistente de redução no número de homicídios no Estado, com três semanas sucessivas de declínio.