Na tarde desta quinta-feira (11), a governadora em exercício Priscila Krause inspecionou as obras de requalificação do Terminal Integrado de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Após uma década de expectativa, o projeto, retomado em setembro de 2023 pelo Governo de Pernambuco, recebe um investimento total de R$ 22 milhões, provenientes de recursos estaduais e federais. Ao término, a capacidade do terminal aumentará de 25 mil para mais de 40 mil passageiros por dia.
Localizado na PE-035, o TI recebeu a visita de Priscila Krause, que destacou a importância da ampliação: “Estamos acompanhando o avanço da obra do TI Igarassu, anunciada em 2013 e que deveria ter sido entregue na Copa do Mundo de 2014. Em setembro, apenas cinco por cento estavam concluídos. Agora, sete meses depois, já ultrapassamos os quarenta por cento. Estamos aumentando a capacidade para receber passageiros e oferecer mais conforto aos usuários do transporte público.”
Sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), as obras visam melhorar a qualidade de vida da população ao garantir mais eficiência e conforto no serviço, além de proporcionar maior fluidez no tráfego de ônibus e reduzir o tempo de espera dos passageiros.
Com 68 operários distribuídos em nove equipes durante três turnos de trabalho, o projeto já alcançou 45% de execução. O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Francisco Sena, ressaltou a importância do terminal como parte do Corredor Norte-Sul.
A previsão é que o terminal entre em funcionamento em dezembro. Durante abril, a estrutura do antigo terminal será desativada e demolida para que um terminal provisório entre em operação, enquanto a nova estação rodoviária é construída.
A visita contou com a presença do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, e do presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Matheus Freitas.