O presidente Lula do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou na cerimônia de abertura da 25ª Marcha dos Prefeitos, organizada pela CNM, a desoneração das folhas das prefeituras. O evento, realizado em Brasília, reúne gestores de todo o país para debater e defender pautas municipalistas.
Além de Lula, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra do PSDB, e outras lideranças como o vice-presidente Geraldo Alckmin e os presidentes da Câmara e do Senado marcaram presença. Lula prometeu que as demandas da desoneração seriam incluídas no PL 1.847/2024 e garantiu um novo prazo para pagamento das dívidas municipais.
O presidente enfatizou a importância das gestões municipais para o desenvolvimento do país e defendeu a luta política municipalista, ressaltando a necessidade de atender às demandas locais.
Apesar das vaias, Lula manteve um tom de relacionamento republicano e democrático entre a União e os municípios. A governadora Raquel Lyra também discursou, destacando a importância das pautas municipalistas para melhorar a qualidade de vida da população. As atividades da Marcha dos Prefeitos ocorrem até quinta-feira, com a expectativa de reunir mais de 9,5 mil participantes.