A crise pela suspensão da desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027, solicitada pelo próprio governo no fim do mês passado, vai levar o presidente Lula (PT) a participar da solenidade de abertura da 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Na manhã desta terça-feira (21), o presidente prestigia os gestores municipais no evento, popularmente conhecido como “Marcha dos Prefeitos”.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) espera a presença de aproximadamente 10.000 prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores de todo o país no evento, que se estende até a próxima quinta-feira em Brasília. A participação massiva reflete a importância das discussões e a urgência das demandas municipais diante das recentes mudanças econômicas. Além do presidente Lula, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), também são esperados para discursar no evento. A presença de figuras-chave do governo federal destaca a relevância das pautas a serem debatidas, especialmente a retomada do apoio financeiro e administrativo aos municípios.
Entre os gestores, uma delegação significativa de prefeitos pernambucanos já se encontra na capital federal. Com projetos e demandas nas malas, eles buscam apresentar suas propostas a deputados federais, senadores e ministros. A expectativa é que Pernambuco registre um número recorde de inscritos, demonstrando a busca incessante pelo apoio do governo e dos parlamentares. A governadora Raquel Lyra lançou o programa “Qualifica PE” com mais de 25 mil vagas para cursos profissionalizantes com acesso gratuito e aulas ofertadas em parceria com o Senai, Senac e Sebrae.
Nesta segunda (20), a Câmara Municipal do Recife concedeu o Título de Cidadã do Recife à deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O projeto é de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). Além disso, o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas, recebeu a mais alta comenda da Câmara Municipal do Recife nesta segunda (20). A Medalha de Mérito José Mariano foi proposta pelo vereador Zé Neto (PSB). A bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal decidiu se unir para ajudar o Rio Grande do Sul. O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) destinou emenda de R$ 1 milhão para o estado. Embora o governador Eduardo Leite tenha sugerido adiar as eleições municipais no Rio Grande do Sul, o TSE negou a discussão e afirmou ter urnas suficientes para reposição.