Desde o último sábado (27), Caruaru deu um importante passo na promoção do desenvolvimento infantil com a inauguração do Centro de Formação e Referência da Primeira Infância. Localizado no bairro Maurício de Nassau, o centro é uma iniciativa inédita no país, prometendo melhorar significativamente a vida das crianças caruaruenses até seis anos de idade.
Implantado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, o centro reúne atividades essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, em um único local, no antigo Centro Educacional Montessori. Com salas especialmente equipadas, o centro oferece formação integral e intersetorial para profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação e políticas para mulheres. Além disso, conta com espaço para pesquisa e desenvolvimento, permitindo estudos integrados em parceria com universidades, setor público e terceiro setor.
Destaca-se também a oferta de serviços de referência, como atendimento especializado para crianças com necessidades especiais, incluindo hidroterapia e um pátio naturalizado que proporciona contato direto com a natureza, uma política pública reconhecida nacionalmente.
A secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tiburcio, ressalta a singularidade do Centro de Formação, Referência e Pesquisa da Primeira Infância, afirmando que ele representa um marco para a cidade, que se destaca como a mais acessível em termos de Educação em relação aos municípios pernambucanos com populações acima de 80 mil habitantes.
O centro, administrado pela Seduc Caruaru, conta com a participação integrada de diversas secretarias municipais, como Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Políticas para Mulheres e Saúde. Sua inauguração representa mais um avanço nas ações do governo Rodrigo Pinheiro em prol da primeira infância na cidade.
Ao longo do último ano, Caruaru aprovou importantes iniciativas voltadas para a primeira infância, como o primeiro Plano Municipal pela Primeira Infância, o programa Princ e a criação do Comitê das Crianças. Este ano, a cidade implantou a gerência da Primeira Infância, reforçando o compromisso com o desenvolvimento das gerações futuras.