Durante todo o mês de abril, os céus brasileiros serão adornados com a presença do cometa 12P/Pons-Brooks, carinhosamente apelidado de “Cometa do Diabo”. No entanto, a próxima semana promete oferecer as melhores oportunidades para avistá-lo em todo seu esplendor.
O ponto alto da trajetória do cometa ocorre no dia 21, quando ele alcança o periélio, o ponto de sua órbita mais próximo do Sol. Contudo, será no dia 23 de abril que se espera seu brilho máximo, tornando-o mais visível aos olhos dos observadores. Mesmo assim, a utilização de binóculos é recomendada para aumentar as chances de visualização, já que não há garantia de que o cometa será visível a olho nu.
O apelido peculiar do cometa, “Cometa do Diabo”, deriva de sua forma distintiva de chifre, resultado da pressão exercida pela radiação solar sobre sua cauda de gás e poeira, que se manifesta de maneira peculiar.
As aparições desse cometa costumam ser espetaculares devido às explosões de gás e poeira liberadas de sua superfície. Para os entusiastas da astronomia que desejam testemunhar esse evento cósmico, algumas dicas são essenciais:
Para localizar o cometa, os observadores devem direcionar seus olhares para o oeste, pouco após o pôr do sol. Em abril, estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion.
O horário exato de visibilidade pode variar de acordo com a região do Brasil devido às diferenças nos horários de pôr do sol. Por exemplo, na região Norte, o cometa deverá permanecer visível até por volta das 19h50 no Acre, enquanto no litoral Nordeste, será entre 17h45 e 18h20. O aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas pode ser uma ferramenta útil para localizar o cometa em tempo real e facilitar a observação.
Prepare-se para testemunhar a majestade cósmica do “Cometa do Diabo” enquanto ele brilha nos céus do Brasil neste mês de abril!