Na quarta-feira (24), os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, do PP/PE, consolidaram seu apoio à derrubada dos vetos presidenciais à Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei 14.735/2023). A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na Liderança do PP na Câmara dos Deputados, na qual estiveram presentes representantes da categoria.
Além dos deputados federais, participaram do encontro a deputada estadual Gleide Ângela (PSB/PE) e os presidentes do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Áureo Cysneiros, e da Associação dos Delegados de Pernambuco, Diogo Victor, juntamente com a vice-presidente desta última associação, Claudia Molina.
A Lei 14.735/23, que unifica direitos, deveres e garantias da classe nos estados e no Distrito Federal, foi sancionada após quase quarenta anos de espera, em 23 de novembro de 2023, porém, com vetos presidenciais. Diogo Victor destacou que os deputados Eduardo e Lula da Fonte reconheceram a importância de fortalecer a polícia para cuidar das pessoas e defenderam a relevância da lei para a sociedade.
Áureo Cysneiros ressaltou o papel fundamental de Eduardo da Fonte nessa articulação, reconhecendo-o como um dos principais líderes do PP no Brasil e em Pernambuco. Ele também destacou o apoio de Lula da Fonte, evidenciando sua contribuição para a causa. A expectativa é positiva em relação ao avanço dessa pauta tão relevante para a categoria policial.