Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RF) deflagraram a Operação Telefone Esperto em Bauru-SP, com o objetivo de combater o comércio ilegal de eletrônicos introduzidos no país sem o recolhimento dos tributos devidos, caracterizando descaminho.
Essa ação é resultado do trabalho conjunto das duas instituições, visando dar maior agilidade e efetividade aos esforços de fiscalização e prevenção contra atividades de descaminho e contrabando na região.
Durante a operação, foi cumprido um mandado judicial de busca e apreensão em um imóvel residencial na cidade de Bauru-SP. A ordem judicial foi expedida após investigações conduzidas pela Polícia Federal.
As investigações apontam que o responsável pelo comércio ilegal conta com o auxílio de outras pessoas, especialmente intermediários que adquirem os produtos eletrônicos em países vizinhos para distribuição em Bauru e região.
O indivíduo envolvido foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Bauru-SP. Ele responderá em liberdade após o pagamento da fiança arbitrada, caso se evidencie sua participação em organização criminosa.
A Operação Telefone Esperto é mais uma ação das autoridades para coibir atividades ilegais que prejudicam a economia do país e reforçar a importância da fiscalização e combate ao contrabando e descaminho.