Cinco indivíduos foram condenados pela 13ª Vara Federal de Pernambuco por tráfico internacional de drogas, envolvendo a maior apreensão de cocaína já registrada no litoral brasileiro, totalizando 3.620 kg. A sentença foi proferida ontem (25/03/2024), após a prisão em flagrante em setembro de 2023, quando foram interceptados à deriva em uma lancha adulterada.
A investigação evidenciou que os condenados desempenhavam funções específicas na operação, com Manoel Pedro Vicente Filho liderando as atividades, enquanto os outros membros desempenhavam papéis designados. As penas variaram de 14 a 17 anos de reclusão, com todos permanecendo detidos preventivamente.
O grupo planejava realizar uma viagem marítima com paradas estratégicas em portos como Búzios/RJ, Salvador/BA e Natal/RN, antes de seguir para a Libéria, na África. A rota foi traçada visando facilitar o transporte da droga para o continente europeu, explorando a localização geográfica favorável.
Embora condenados por tráfico internacional de drogas, os cinco réus foram absolvidos da acusação de associação para o tráfico, devido à falta de evidências de que a aliança tenha sido empregada para outros crimes além do tráfico.