Os serviços de manutenção programados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no Sistema Tapacurá foram adiados devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife nesta terça-feira (27). Inicialmente programada para afetar o abastecimento em bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e em todo o município de Camaragibe entre quarta-feira (28) e quinta-feira (29), a decisão de adiar o serviço foi tomada considerando o aviso meteorológico da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac).
O acumulado de chuvas hoje no Recife foi de 47 milímetros, enquanto em Jaboatão dos Guararapes, um dos locais programados para o serviço, choveu 60 milímetros. A Compesa afirmou que o terreno íngreme, sem estabilidade e encharcado pela chuva, tornou inviável a execução das intervenções necessárias, que envolviam o uso de equipamentos pesados como guindaste e retroescavadeira.
Entre os serviços adiados está a reparação de um vazamento em um segmento da Adutora Tapacurá, considerado “altamente complexo” pela companhia. A nova data para a realização dos serviços está marcada para o dia 13 de março. O adiamento visa evitar maiores transtornos à população e garantir a segurança e eficiência das operações.
As localidades afetadas incluiriam diversos bairros no Recife, Jaboatão dos Guararapes e todo o município de Camaragibe. A Compesa pede compreensão da população e reforça o compromisso em realizar as manutenções necessárias para a melhoria do sistema de abastecimento de água.