Nesta quarta-feira (24), uma cena incomum agitou o Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa) no Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife. Um motociclista, aparentando estar transtornado, tentou invadir a unidade prisional ao parar em frente ao local e tentar derrubar o portão. As imagens capturadas mostram o homem empurrando a estrutura do portão, que balança com os seus esforços.
O incidente chamou a atenção dos policiais penais, que monitoravam a ação por meio de câmeras de segurança. O homem, então, invadiu a parte externa do prédio administrativo do presídio, onde foi imediatamente detido e algemado pelos policiais penais do Grupo de Operações e Segurança (GOS) e do plantão do Pamfa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros socorros ao indivíduo.
A Secretaria Executiva de Ressocialização informou que o homem estava apresentando sinais de surto psicótico, e por isso, após ser detido, ele foi encaminhado ao Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife.
O pai do homem foi localizado e acompanhou o filho ao hospital. A direção do hospital relatou que o paciente foi atendido na emergência, medicado e encaminhado para acompanhamento em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps).