A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda e última votação, nesta quarta-feira (8), o projeto de lei 404/2023, que institui a corrida de rua como patrimônio cultural e imaterial de Goiânia. A proposta do vereador Wellington Bessa (DC) visa incentivar a prática de exercício físico na grande Goiânia.
O parlamentar explica que a atividade física é um fator determinante para a garantia de uma vida saudável. “Investir na prática de exercícios físicos é incentivar uma vida saudável, prevenindo diversas doenças, como obesidade, pressão alta e até AVC, além de influenciar diretamente na melhoria da saúde mental dos praticantes”, ressaltou ao defender o projeto.
Outro ponto destacado por Bessa é que a corrida de rua já é um esporte apreciado pela população de Goiânia. “A corrida de rua é o esporte mais praticado em Goiânia, inclusive os praticantes representam a capital em outras cidades do Brasil, como na tradicional corrida de São Silvestre”, reforça.
Goiânia é palco de eventos esportivos
Além de reconhecer e dar voz aos corredores de ruas, a proposta também objetiva incentivar a realização de eventos do segmento esportivo em Goiânia.
O vereador explica que a capital já tem despertado interesse em empresários do segmento esportivo. “Goiânia já sedia vários eventos esportivos, como a Meia Maratona de Goiânia e o circuito Goiânia 5 k. Como forma de incentivar o esporte, também realizo mensalmente, o tradicional ‘Treinão à Bessa’. Com a aprovação desse projeto, acredito que possamos fazer muito mais, inclusive dar missão ao poder público de investir na corrida de rua”, finaliza.
Agora, com a corrida de rua oficialmente reconhecida como parte integrante do patrimônio cultural e imaterial de Goiânia, espera-se que haja um maior incentivo à prática esportiva na cidade, promovendo não apenas a saúde física, mas também a integração social e o desenvolvimento econômico por meio da realização de eventos esportivos.
Este movimento legislativo reflete uma preocupação crescente com a promoção da saúde e do bem-estar da população, bem como com o fortalecimento da identidade cultural da cidade. Além disso, destaca o potencial da corrida de rua não apenas como uma atividade esportiva, mas como um catalisador de atividades sociais e econômicas que beneficiam toda a comunidade.