Um festival sobre música que vai reunir jornalistas, profissionais do mercado e personalidades para debaterem a música popular contemporânea, além de artistas de diferentes gêneros, regiões e etnias para promoverem um mix de assuntos, conteúdos e texturas que representam o nosso atual momento musical. O Festival Papo de Música, contemplado no Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, chega nos dias dias 24 e 25 de novembro, após passagens pelo Rio de Janeiro e Curitiba. Todas as atividades são gratuitas.
O Festival é um desdobramento do canal do YouTube Papo de Música, idealizado pela jornalista Fabiane Pereira, que há cinco anos entrevista artistas ligados à música. Vencedora do prêmio APCA 2022, na categoria Rádio, Fabiane é também curadora artística da NOVABRASIL FM, onde apresenta o programa semanal “Vozes da Vez”.
Dando continuidade à missão do seu canal, a primeira edição do festival vai incentivar o público a pensar na construção de um Brasil cultural a partir de seu maior patrimônio: a música “O jornalismo musical tem papel central na promoção do mercado da música. Na maioria das vezes, são esses profissionais que chancelam e validam artistas que o mercado ainda não abraçou e que o público ainda não descobriu. Por isso quis criar um projeto que promovesse
o nosso trabalho. É importante destacar que o Festival Papo de Música não é um evento de música, mas sim um festival sobre música: sobre a música brasileira feita hoje no país por diferentes gerações de artistas, sob o olhar atento e generoso de jornalistas que cobrem a música, nosso maior patrimônio cultural”, explica Fabiane Pereira. “Toda música brasileira é afrobrasileira”. A partir dessa afirmação de Letieres Leite (músico que morreu em 2021 por complicações da Covid-19), o evento vai honrar as raízes da nossa onoridade e produzir conteúdos diversos e plurais, seja no formato de diálogos – em rodas de conversa e entrevistas – ou através da gravação de podcast, slam ou workshops.