Donald Trump está numericamente à frente de Joe Biden em cinco dos seis Estados-chave dos EUA, de acordo com uma nova pesquisa do New York Times e da Sienna College. Esses Estados, chamados de “Swing States,” historicamente podem ser vencidos tanto por republicanos quanto por democratas e são cruciais nas eleições.
A maior vantagem de Trump é em Nevada, onde lidera com 52% das intenções de voto contra 41% de Biden. Em Arizona, Georgia, Michigan e Pensilvânia, as margens são numericamente favoráveis a Trump, mas dentro da margem de erro da pesquisa, que varia de 4,4 a 4,8 pontos percentuais, indicando um empate técnico.
Wisconsin é o único Estado onde a população prefere Biden, com 47% contra 45% para Trump. Na média dos seis Estados-chave, Trump mantém 48% dos votos, enquanto Biden tem 44%.
Em 2020, Biden venceu todos esses Estados, mas, se os resultados da pesquisa se confirmarem em 2024, ele poderá perder a disputa por um segundo mandato na Casa Branca. A maioria dos entrevistados que optaram por não votar em Biden citaram as políticas de seu governo como prejudiciais para eles.
A pesquisa também aponta que Biden tem uma ligeira vantagem de 1 ponto percentual entre eleitores de origem latina e hispânica, bem como entre aqueles com menos de 30 anos. Além disso, sua vantagem em áreas urbanas é apenas metade da que Trump tem em regiões rurais dos Estados Unidos.
Quando se trata de temperamento, 46% dos eleitores consideram que Biden possui o temperamento adequado para ser presidente, em comparação com 43% para Trump.
A desaprovação de Biden está em seu nível mais alto desde sua posse em 2021, e ele completará 81 anos em novembro, tornando-se o chefe de Estado mais velho dos EUA. Enquanto isso, Trump, aos 77 anos, espera derrotar o presidente que o derrotou nas eleições de 2020.
A pesquisa, realizada de 22 de outubro a 3 de novembro de 2023, entrevistou 3.662 eleitores registrados por telefone nos seis Estados-chave, com margens de erro variando de 4,4 a 4,8 pontos percentuais em cada Estado e de 1,8 ponto percentual no resultado geral.