O ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou nesta segunda-feira (16) o presidente eleito do Equador, Daniel Noboa, e manifestou sua disposição em fortalecer as relações bilaterais com o país sul-americano. Daniel Noboa venceu o segundo turno das eleições presidenciais realizadas no domingo (15) e completará o mandato de Guillermo Lasso até maio de 2025.
Lula expressou seus votos de saúde e sucesso para o futuro mandato de Daniel Noboa em uma publicação nas redes sociais e se comprometeu a continuar trabalhando pelo bem-estar dos povos brasileiro e equatoriano. Ele enfatizou o desejo de aprofundar os laços bilaterais e contribuir para o desenvolvimento da América do Sul.
Com 35 anos, Daniel Noboa se tornará o chefe de Estado mais jovem da história do Equador. Filho de um dos homens mais ricos do país, Álvaro Noboa, o presidente eleito tem uma experiência política curta, com apenas dois anos como deputado na Assembleia Nacional.
Noboa assumirá a presidência em dezembro, em uma data ainda a ser definida, e enfrentará desafios significativos, incluindo altos índices de insegurança, pobreza e desemprego no Equador. Em maio, o presidente Guillermo Lasso dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas para interromper um processo de impeachment em andamento, em meio a alegações de corrupção.
As eleições deste ano no Equador foram marcadas por episódios de violência durante a campanha. Nos meses anteriores, vários políticos e candidatos a cargos governamentais foram assassinados no país, incluindo o candidato presidencial Fernando Villavicencio, antes do primeiro turno das eleições, em agosto.