A Espanha garantiu sua vaga na próxima Eurocopa com uma vitória por 1 a 0 sobre a Noruega, no Ullevall Stadion, em Oslo, neste domingo. Embora tenha sido um triunfo por uma margem estreita, os espanhóis dominaram o jogo, criando inúmeras oportunidades. O gol da vitória, marcado por Gavi, poderia ter refletido a superioridade da Espanha no placar.
Com esses três pontos conquistados fora de casa, a La Roja chegou aos 15 pontos, abrindo uma vantagem de cinco pontos em relação à Noruega, que tem apenas mais um jogo para disputar. A Escócia também se beneficiou com a vitória da Espanha e garantiu sua classificação. Ambas as equipes encerram sua participação nesta Data FIFA e só voltarão a jogar em 16 de novembro, com a Espanha enfrentando o Chipre nas Eliminatórias da Euro e a Noruega em um amistoso contra as Ilhas Faroe.
No decorrer da partida, a Espanha manteve o controle da posse de bola e criou várias oportunidades, especialmente pelo lado direito com Ferran Torres, Dani Carvajal e Gavi. A Noruega teve dificuldades em conter esse setor. O único gol do jogo veio de uma jogada confusa no segundo tempo, com o jovem Gavi sendo oportunista na área para vencer o goleiro Orjan Nyland e garantir a classificação espanhola para a Euro da Alemanha.
Na primeira etapa, a Espanha quase abriu o placar por meio de um erro grotesco de Álvaro Morata, que balançou a rede com um toque a gol vazio, mas o lance foi anulado por impedimento. O VAR revelou que a bola entraria de qualquer maneira em um gol contra do zagueiro Stefan Strandberg, o que custou caro para os noruegueses.
Diferentemente do que se vê no Manchester City, Erling Haaland, estrela da Noruega, teve pouco serviço de seus compatriotas e só conseguiu finalizar duas vezes, com uma defesa de Unai Simón e um bloqueio da zaga espanhola.