Paris – O Museu do Louvre, o maior museu do mundo, fechou suas portas excepcionalmente ao meio-dia deste sábado (14/10) por “razões de segurança” em meio a um clima de alerta elevado na França, após um recente ataque islâmico no norte do país.
A decisão foi tomada após o museu receber uma mensagem escrita que alertava sobre um possível risco tanto para o museu quanto para seus visitantes. Para garantir a segurança de todos, o museu optou por evacuá-lo e permanecer fechado durante todo o dia, permitindo a realização de verificações essenciais.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas correndo para sair do museu durante a evacuação. Em um comunicado oficial, o Museu do Louvre informou seu fechamento às 7h05 (horário de Brasília) e agradeceu a compreensão dos visitantes, anunciando que aqueles que haviam reservado visitas para o dia seriam reembolsados.
O fechamento do museu ocorre no contexto de um nível de alerta elevado na França, após um ataque islâmico no norte do país, no qual um professor foi assassinado. O governo francês elevou o nível de alerta para “emergência atentado”, o mais alto, permitindo a mobilização excepcional de recursos e anunciando a mobilização de 7.000 soldados em todo o território.
Os soldados permanecerão mobilizados até segunda-feira à noite e até segunda ordem, em meio a preocupações de que o conflito entre o Hamas e Israel possa afetar a França.