No sábado, 14 de outubro, a diversão continua com a Festa das Crianças do Quilombo da Xambá, um Patrimônio Vivo de Pernambuco. A programação para as crianças inclui o Coco Miudinho da Xambá, uma palestra sobre o papel das crianças no candomblé e uma oficina de Histórias nos quintais. No mesmo dia, a Torre Malakoff realizará a ação “Desvendando o Céu Austral – Eclipse alunar solar” às 16h, liderada pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Antonio Carlos Miranda. Os participantes terão a oportunidade de observar um raro eclipse solar com proteção adequada para uma observação segura.
Na Torre Malakoff, os visitantes também podem desfrutar da exposição de longa duração, “A Torre e O Tempo”, que conta a história do equipamento e as transformações em seu entorno. A entrada é gratuita, e a visitação está disponível de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos domingos, das 15h30 às 19h30.
O Museu do Estado de Pernambuco oferece mais uma edição do projeto “Isto é Choro” no sábado (14), com início às 16h. As apresentações são abertas ao público, e o espaço pode ser visitado de terça a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Na Casa da Cultura de Pernambuco, o público poderá desfrutar de uma edição do Festival de Corais (@abcantocoral) na sexta (13), às 14h, e no sábado (14), às 9h, com a participação de grupos nordestinos.
No Espaço Pasárgada, na sexta-feira (13), acontece uma edição do Projeto Saudoso Manuel – Jornada do Poeta, com os Saraus em Pasárgada: “Saudoso Manuel” – Poemas e Canções para o poeta. Declamações com poesias de Manuel Bandeira serão publicadas no Instagram do espaço cultural (@manuelbandeira.pasargada) e da Secult-PE/Fundarpe (@culturape), a partir das 18h.
Em Triunfo, no Sertão do Pajeú, o Theatro Cinema Guarany promove, de quinta (12) a sábado (14), sessões da 1ª Mostra de Cultura de Triunfo – Nós em Cena Teco de Agamenon. A programação inclui atividades recreativas infantis, mostras do Cine Sesc e apresentações do Balê Popular de Triunfo e do Coco das Águas Claras Cambindas de Triunfo, entre outras atrações.
O VI Encontro Nacional Movimento de Empoderamento Feminino Batuque Mulher, que ocorre de 12 a 15 de outubro, aborda o tema do feminismo na favela. O evento inclui rodas de conversa, oficinas e diversas atrações musicais, com nomes consagrados do maracatu e da cultura popular e periférica, reunindo-se para debater e fortalecer a luta feminista, antirracista, LGBTQIAPN+ e do candomblé na capital pernambucana. As atividades serão realizadas em Brasília Teimosa e na comunidade do Bode, no bairro do Pina.
Outro destaque é o Festival Rural, que tem sua primeira edição neste domingo (15), em Glória do Goitá. A programação reúne diversas expressões culturais, incluindo brinquedos e brincadeiras de diferentes lugares. Grupos como Bojo da Macaiba, Ciranda de Pontezinha (com a participação do Mestre Goitá) e Coco de Fulô participarão da festa, e o encontro de maracatus encerrará a noite.
Outros dois eventos de cultura popular com o apoio da Fundarpe, no domingo (15), são o Pancada do Terno e no Corte do Apito, em Nazaré da Mata, que contará com a apresentação do Maracatu Leão Formoso de Nazaré da Mata, às 20h, e o 1º Canjerê do Coco dos Pretos, no Recife, com a presença do Patrimônio Vivo de Pernambuco, Mestre Galo Preto, a partir das 15h.
Essas iniciativas proporcionam uma rica experiência cultural para os habitantes de Pernambuco, celebrando a diversidade e a riqueza da cultura do estado, tornando o feriado do Dia das Crianças uma celebração verdadeiramente especial.