A campanha de multivacinação em Goiás, que visa atualizar a caderneta de crianças e adolescentes com até 15 anos de idade, chega ao seu encerramento neste sábado, dia 14. Ao longo dessa iniciativa, foram disponibilizados 18 imunizantes, abrangendo mais de 30 doenças, nas salas de vacinação de todos os municípios goianos. O programa teve início em novembro e faz parte da fase subsequente do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro pelo Ministério da Saúde, com o propósito de restabelecer a confiança dos brasileiros nas vacinas e promover a cultura da vacinação em todo o país.
O Ministério da Saúde alocou R$ 150 milhões para essa estratégia inovadora, a qual engloba ações de microplanejamento nos estados, adaptando-se às circunstâncias locais. O Plano Nacional de Imunizações (PNI) é reconhecido como um dos programas de vacinação de maior êxito no mundo, sendo apontado como referência pela Organização Mundial de Saúde. No entanto, desde 2016, a cobertura vacinal no Brasil vem declinando significativamente.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, entre 2019 e 2021, cerca de 1,6 milhão de crianças no país não receberam nenhuma dose da vacina contra a poliomielite e a DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Em Goiás, dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) revelam que, em 2023, a cobertura vacinal não ultrapassou 75% para nenhum dos imunizantes do PNI. Apenas 68,17% do público-alvo foi vacinado contra a poliomielite, muito aquém da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A vacina contra febre amarela atingiu apenas 61,06%, registrando o menor índice no Calendário de Vacinação.
Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza nove pontos de vacinação para encerrar a Campanha Nacional de Multivacinação. Até o momento, foram administradas 33.246 doses de várias vacinas na capital. A vacina HPV Quadrivalente, que oferece proteção contra infecções persistentes e lesões pré-cancerígenas causadas pelo papilomavírus humano (HPV), tem sido a mais procurada, com 3.435 pessoas já imunizadas. A vacina contra febre amarela ocupa o segundo lugar, com 2.822 doses aplicadas, seguida pelas vacinas contra a Covid-19, que imunizaram 2.738 cidadãos até o momento.