Durante esta semana, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) estão celebrando a Semana da Criança de maneira notável. A Escola Municipal Joel Pontes lançou um espaço dedicado inteiramente às crianças – o “Ecobetizando”. Este é um local especial voltado para ecologia e sustentabilidade, onde materiais como pneus e garrafas PET são criativamente utilizados na decoração da escola para o cultivo de mudas e hortaliças. O parque foi concebido com o uso de materiais recicláveis, proporcionando às crianças um convívio diário com a natureza.
Uma parte fundamental desse projeto é o “Ecobanco”. As crianças são incentivadas a trazer materiais recicláveis e ganham pontos que podem ser trocados por “Ecomoeda”. Esses pontos podem ser trocados por materiais didáticos e lanches. Foi estabelecida uma estrutura onde os alunos são cadastrados e recebem uma carteirinha na qual seus pontos são contabilizados. Por exemplo, 25 latinhas valem 1 ponto, 6 garrafas PET valem 1 ponto e uma lata de leite vale 1 ponto. Esses pontos podem ser trocados por lápis, estojos, cadernos, caixas de bombons, e muito mais.
Uma mãe de uma aluna, Rafaela Silva Bezerra, expressou sua gratidão: “Gostaria de agradecer à escola, à Secretaria de Educação e ao prefeito Rodrigo Pinheiro por esse projeto tão importante que faz parte da educação da minha filha. Essa ação tem mudado também a vida dos moradores próximos à escola, pois agora eles não jogam mais lixo nas ruas”.
O prefeito Rodrigo Pinheiro, acompanhado pela Secretária de Educação Aline Tiburcio e diversos secretários municipais, visitou a Escola Municipal Joel Pontes para inaugurar o espaço e conversar com alunos e professores. Aline Tuburcio, secretária de Educação, enfatizou a importância de projetos como o Ecobetizando, onde as crianças aprendem, na prática, sobre a sustentabilidade e crescem conscientes da importância do meio ambiente.
Rodrigo Pinheiro compartilhou seu entusiasmo ao afirmar: “Quando visitamos as escolas e participamos de projetos que mudam a vida dos alunos, temos a certeza de que estamos no caminho certo. É fundamental ensinar, desde a primeira infância, a importância da natureza e da sustentabilidade, transmitindo a responsabilidade de cada indivíduo. Nossa missão, junto com a Secretaria de Educação, é trazer melhorias diárias na vida de cada aluno.” Esse projeto exemplar, o Ecobetizando, não apenas celebra a Semana da Criança, mas também promove educação ambiental e sustentabilidade para as gerações futuras, deixando um impacto positivo nas crianças e na comunidade local.