O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, em uma rede social, ter ficado chocado com os ataques contra civis a Israel, neste sábado. Lembrando que o Brasil é presidente do Conselho de Segurança da ONU, Lula disse que não poupará esforços para conter a escalada de violência na região.
“O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU”, escreveu o presidente em uma rede social.
Lula reafirmou a posição da diplomacia brasileira, em defesa de dois Estados: o de Israel e o da Palestina. Ele fez um apelo à comunidade internacional para que as negociações para um acordo de paz sejam retomadas.
“Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, destacou.
O Ministério das Relações Exteriores também condenou os ataques. Segundo a pasta, não há, até o momento, notícia de vítimas entre a comunidade brasileira em Israel e na Palestina.
O Brasil, membro rotativo, preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas até o fim de outubro. O governo afirmou que convocará reunião de emergência do órgão.
“Na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocará reunião de emergência do órgão”, destacou a nota.