A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos derrubou o presidente da Casa, Kevin McCarthy, nesta terça-feira (3). É a primeira vez na história do país que isso acontece.
McCarthy é considerado um moderado do Partido Republicano, e ele enfrentou uma rebelião dos deputados de extrema direita do partido
Ele perdeu o cargo de presidente da Câmara com votos desses políticos de extrema direita e também dos deputados do Partido Democrata. Veja abaixo como foi a votação:
Oito deputados do Partido Republicano votaram para destituir o presidente da Casa. Foi o suficiente para ele perder a maioria e o cargo.
Agora a Casa está sem presidente. Um interino, Patrick McHenry, foi escolhido até que um novo presidente da Câmara seja eleito. Até lá, os trabalhos devem ser paralisados.
O dia começou com uma primeira votação para decidir se os deputados iriam ou não votar na desttituição. Na prática, a primeira votação desta terça foi para escolher se eles deveriam arquivavam o pedido.
Nessa primeira votação, 11 deputados do Partido Republicano votaram contra McCarthy.
Depois, houve discussões e, então, uma segunda votação, essa para decidir manter ou derrubar o presidente da Câmara.
McCarthy é do Partido Republicano, que domina a Casa, ainda que com uma maioria muito pequena. Um grupo de deputados de extrema direita do partido, insatisfeito com o desempenho de McCarthy, convocou uma votação para destituí-lo.
A extrema direita ficou contrariada com o presidente da Câmara no sábado, quando ele e os deputados do outro partido, o Partido Democrata, fizeram um acordo para aprovar provisoriamente o orçamento (se isso não acontecesse, o governo teria problemas para fazer pagamentos).
O principal inimigo de McCarthy dentro do Partido Repúblico é o deputado Matt Gaetz. Foi ele quem apresentou uma “moção para deixar vacante a presidência” (ou seja, derrubar McCarthy).
Os democratas tiveram que decidir se iriam manter McCarthy como presidente da Câmara. Recentemente, ele abriu uma investigação de impeachment contra o presidente Joe Biden, que é do Partido Democrata.
A Câmara dos Deputados agora está sem liderança. Isso significa que a Casa ficará paralisada até que um novo presidente seja eleito.
Patrick McHenry foi escolhido como interino, mas a função dele é essencialmente comandar o processo para a escolha de um novo presidente.