O 2º Congresso Internacional da Escola Judicial do TRT-6: 80 anos da CLT teve seu início nesta quinta-feira, 28 de setembro, e se estenderá até amanhã. O evento está sendo realizado na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, situada no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. Este ano, a celebração tem como destaque a homenagem ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga.
O ministro homenageado enfatizou a importância de iniciativas como essa para o judiciário, ressaltando a constante presença dos juízes na Escola, que também representa um espaço crucial para a formação contínua do magistrado, visando ao aprimoramento do diálogo e da justiça.
Em uma conversa com a nossa equipe, o desembargador diretor da Escola Judicial (Ejud6), Eduardo Pugliesi, sublinhou a relevância deste encontro. Ele destacou a riqueza de temas discutidos e a diversidade de palestrantes envolvidos. A edição deste ano conta com a participação de oradores de pelo menos três nacionalidades diferentes, a saber: Portugal, Argentina e México. O diretor da Ejud6 também enfatizou a pertinência do tema escolhido para o evento deste ano.
“Nós estamos celebrando os 80 anos da CLT, trazendo assuntos importantíssimos que conectam o passado, o presente e o futuro do Direito do Trabalho, debates transnacionais”, declarou, e citou outros convidados. “Três ministros do TST, alguns desembargadores, juízes, advogados, Procuradores do trabalho, então é um congresso muito plural”, celebrou.
Serviço:
2º Congresso Internacional da Ejud-6: Os 80 anos da CLT
Local: Auditório Desembargadora Maria do Socorro Emerenciano, Ejud-6 (Rua Quarenta e Oito, 149, 1º andar)
Data: 28 e 29/9/2023
Horário: ver programação
Carga horária total: 12h
Público-alvo: Servidoras, servidores, magistradas, magistrados, advocacia, estudantes, público geral.Homenageado ministro Aloysio Corrêa da Veiga. O evento vai promover reflexões sobre o mais importante marco dos direitos trabalhistas no Brasil, fortalecer a preservação da memória e dos processos da Justiça do Trabalho e favorecer a atualização e formação continuada de militantes, estudantes e entusiastas do Direito do Trabalho, impactando na melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Ao longo dos dois dias, o evento traz palestras com temas como: “80 Anos da CLT e as Relações Laborais Contemporâneas”; “Inteligência Artificial e Impactos nas Relações de Trabalho”; “Recuperação Judicial e Falência diante da Execução Trabalhista”; “Relevância das Relações Coletivas de Trabalho na Realidade Contemporânea”, além de outros, proporcionando a membros da magistratura, procuradoria, advocacia, docentes, estudantes e juristas nacionais e internacionais debates e trocas sobre os rumos históricos do Direito do Trabalho, os direitos adquiridos e os desafios enfrentados ao longo desses 80 anos.
ODS – A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que seja alcançado, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015, da qual participaram 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), compromissos que envolvem a adoção de medidas ousadas e essenciais para a promoção do Estado de Direito, dos direitos humanos e da responsividade das instituições políticas e sociais.
*Considerando que a certificação será concedida por turno, é necessário que o participante se inscreva em todos os turnos de que tiver interesse de participar
2º CONGRESSO INTERNACIONAL DA EJUD-6
PROGRAMAÇÃO: dias 28 e 29 de setembro de 2023
DIA 29/9 (sexta-feira)
8h30 – 4º Painel: Recuperação Judicial e Falência diante da Execução Trabalhista: entraves definitivos à efetividade?
Presidente de mesa: representante
da ESMATRA6
1º Painelista: Wolney Cordeiro Desembargador do TRT-13
2ª Painelista: Joselita Borba, Procuradora do Trabalho
3º Painelista: Ministro Alberto Balazeiro (TST)
10h – 5º Painel: Relevância das Relações Coletivas de Trabalho na Realidade Contemporânea: é possível o resgate do protagonismo sindical brasileiro?
Presidente de mesa: representante da ABDT (Paulo Régis, Des. TRT-7)
1º Painelista: Ministro Alexandre Ramos (TST)
2º Painelista: Bento Herculano Duarte Neto, Desembargador do TRT-21
3ª Painelista: Vólia Bomfim, Desembargadora aposentada do TRT-1
11h30 – Conferência de encerramento
Presidente de mesa: Nise Pedroso, Presidente do TRT-6
Conferencista: Roberto Pompa, Magistrado (Argentina)
12h30 – Encerramento
—