Rua do Imperador e Avenida Martins de Barros também terão trânsito invertido pelo novo plano de circulação do Centro do Recife
Novo plano de circulação do Centro do Recife será faseado em duas etapas. Na foto, uma faixa exclusiva prevista para os ônibus na Rua Imperial para compensar a extinção do corredor de ônibus da Avenida Sul
As mudanças no trânsito previstas no novo plano de circulação do Centro do Recife serão feitas em duas etapas e, principalmente, a partir de 2024. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) tem a pretensão de iniciar parte da nova circulação até o fim deste ano, mas as mudanças principais só começarão com intensidade em 2024.
O plano de circulação do Centro do Recife tem como principal direcionamento, segundo a Prefeitura do Recife, ampliar as conexões da cidade com o centro, entre o bairro de Afogados e os bairros de São José e Santo Antônio, além do Bairro do Recife e da Boa Vista. E prevê o protagonismo da Avenida Dantas Barreto como corredor viário
Esta, inclusive, seria a chamada primeira fase do novo plano e a que a CTTU pretende iniciar ainda em 2023. “Nossa expectativa é começar pela conexão da Avenida Sul e Rua Imperial com a Avenida Dantas Barreto. As mudanças ainda estão sendo estudadas e serão faseadas. Estamos ainda na fase de escutas, trabalho que está sendo coordenado pelo Programa Recentro, que tem realizado conversas e oficinas sobre as mudanças previstas para o Centro do Recife”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
“O objetivo do projeto é fazer as conexões com o Centro. E entendemos que a Avenida Dantas Barreto é, atualmente, subutilizada. Por isso buscamos dar um protagonismo a ela, transformando-a num corredor viário. A primeira fase é a Avenida Dantas Barreto, que conta com uma grande presença de comércio popular e terá uma conexão mais fácil tanto para o transporte público como para os automóveis. Além da malha cicloviária que irá compor todo o projeto”, destaca Taciana Ferreira.
PROJETO IMPLANTADO EM DUAS ETAPAS
Segundo a CTTU, o novo plano de circulação do Centro será faseado. A primeira etapa será a conexão de Afogados com o Centro, pelo bairro de São José, e a segunda será o trecho de Santo Antônio, com as mudanças previstas para vias como a Rua do Imperador, Avenida Martins de Barros ou Ponte Buarque de Macedo.
“O projeto será faseado. Já iniciamos algumas obras, como na Avenida Dantas Barreto. Mas todas as mudanças serão esclarecidas e informadas à população antecipadamente”, explica Taciana Ferreira.
“É uma oportunidade de rever a importância da Avenida Dantas Barreto como via de conexão no Centro. O estudo partiu da premissa de melhorar as conexões para o transporte público e os pedestres, além da expansão da malha cicloviária, que irá oferecer mais segurança aos ciclistas. Os pedestres também terão mais segurança e mais oportunidades de travessia, como aconteceu com a Avenida Conde da Boa Vista, por exemplo”.
“Também vamos mudar a circulação do Cais de Santa Rita com os novos empreendimentos – Hotel-Marina e Centro de Convenções -, melhorando a conexão no entorno”, finaliza.
RUA DO IMPERADOR E MARTINS DE BARROS TERÃO O TRÂNSITO INVERTIDO
A Rua do Imperador passará a ter o tráfego entrando no Centro (Sul-Norte), enquanto a Avenida Martins será na direção oposta (Norte-Sul) –
O novo plano de circulação do Centro do Recife projetado pela prefeitura para conectar os bairros de Afogados a São José e Santo Antônio, além do Bairro do Recife, vai promover a inversão de tráfego de importantes avenidas do Centro. E, ainda, mexer na circulação de pontes importantes como a Ponte Buarque de Macedo, um dos principais acessos ao Bairro do Recife.
A Prefeitura do Recife detalhou o Projeto Centro: Novas Conexões, que foi elaborado como uma das ações mitigadoras do Projeto Novo Recife, no Cais José Estelita.